Siga meu blog

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Dicas e Truques do EVA


Bem as dicas abaixo foram retiradas do grupo "FANTASTICO MUNDO DO EVA" no flickr e como achei bem interessante tomo a liberdade de copiar aqui no meu blog as dicas, com os devidos créditos, que as amigas artesâs de lá deram.

Espero que curtam e aprendam como trabalhar com o EVA.

Beijinhos


Dica de Masan Arteira:

ETIL VINIL ACETATO
Este é o nosso tão famoso EVA...entrou no mercado artesanal em meados de 1998 (antes era usado somente em chinelos e alguns poucos itens), e de la pra cá so tem crescido... isso graças a sua facilidade de manuseio e armazenamento, o seu lindo colorido e tbm por ser muito versátil! Chegou timido, com peças simples e mais voltado para o mercado pedagogico... foi se aperfeiçoando com o passar dos anos e hoje ele já é utilizado sozinho, em peças perfeitas para todas as ocasiões ou unido a todo tipo de material artesanal como: découpage, pintura, aplicações, reciclagem etc... graças a grande criatividade dos artesãos que o utilizam e adoram...

Nem so de lembrancinhas vive o EVA...... Hoje existem peças para diversos ambientes, da casa, decorações que não são mais exclusivas para o universo infantil como no inicio,mas tbm e muito bem aplicado, para adultos em peças divinas ! Existe uma verdadeira INFINIDADE de técnicas,ele tem ganhado força e lugar nobre na decoraçao da casa, como decoração de quartos, bolsas, carteiras, relógios de parede, espelhos, materiais para escritório, jogos para cozinha e banheiro, flores, porta trecos,colares, brincos , enfim... Um mundo de possibilidade para que possamos produzir com um custo mínimo, pois, este material alem de maravilhoso é super acessivel! E, claro.. ganhar dinheiro, derrepente até para o nosso sustento. Já existem pessoas q fazem deste seu único meio de vida...
EVA traz uma grande variedade de cores e texturas e os resultados irão te surpreender, mas atenção: Um corte preciso é FUNDAMENTAL para q as peças de Eva tenham um acabamento impecável... Quem faz um numero reduzido de peças poderá utilizar apenas tesouras porem para quem trabalha com produção em larga escala, é preciso lançar mao de facas profissionais, que funcionam com uma prensa manual ou elétrica cortando com mais rapidez e melhor precisão. Outra maneira eficiente de trabalhar com o Eva é utilizando os apliques q já se encontra prontos ou encomendar o serviço de corte especifico em lojas especializadas.

Dicas e truques:

**COLAGEM: Pode ser feita com cola quente, cola de contato ou cola de preparação – as duas ultimas são mais eficientes.

-A cada etapa de colagem espere a cola secar antes de partir para a nova fase, assim as peças não saem da posição.

-Não exagere na quantidade de cola,no caso de cola de contato, passe uma camada fina na superfície a ser colada, una e separe em seguida as duas partes, deixe secar por uns 15 segundos e una-as novamente, assim estará definitivamente colada.

-O tempo de secagem da cola depende do tamanho da superfície, qto maior, mais tempo. Sendo assim, verifique q ela atingirá uma cor opaca em alguns minutos, e so qdo isso ocorrer as peças poderão ser unidas.

- Cola quente provoca ondulações no trabalho, use-a apenas se quizer moldar o EVA.
Outro problema com a cola quente é que solta fios e queima-se a mão com facilidade. Para não soltar fios após passar a cola pressione (limpe) a ponta da pistola no EVA antes de retirar.

-Se cair cola sobre o EVA remova-a imediatamente com um pano umedecido em Álcool.

**CUIDE-SE: Trabalhe em local arejado e use mascara, o cheiro da cola é muito forte e pode intoxicar

**USE TESOURAS afiadas e limpas. As menores, de ponta curva, são mais indicadas para peças pequenas e as tesouras maiores para as peças grandes, ja para cortes retos utilize estilete e régua.

**OUTRA DICA PARA CORTAR O EVA com precisão é utilizando cortadores de Biscuit (ou aqueles de alumínio para bem-casados) marque o desenho pressionando o cortador com o desenho escolhido sobre o EVA, assim ficará vincado, em seguida corte com a tesoura.

** FAÇA MOLDES das partes da arte escolhida, transferindo o risco com papel carbono para um papel cartao e recorte. Isso facilitará para q você faça varias peças idênticas e assim o trabalho rendera muito mais.(Obs: NAO UTILIZE PAPEL CARBONO DIRETO NO EVA POIS PODE MANCHAR!!)

** PREFIRA RISCAR o EVA com lápis e de leve, assim fica mais fácil de limpar caso necessario, evite canetas, a tinta da caneta não sai com a msm facilidade...

** PARA LIMPEZA da placa utilize um pano com detergente ou álcool! (o ideal é um tecido de fralda) as manchas secas são mais fáceis de remover.

**PROCURE TRABALHAR COM VAZADORES, eles facilitam os cortes de detalhes, deixando assim as peças mais bem acabadas,pois as peças muito pequenas são mais difíceis para o corte!

**PARA NAO DEFORMAR nem provocar marcas nas placas de EVA o ideal é guarda-las enroladas.

**É POSSIVEL REMOVER DOBRAS E VINCOS , por ser um material expandido, ele “obedece” sob a ação do calor. Pode ser utilizado ferro de passar roupas e até mesmo um secador de cabelos resolve o problema.

**APROVEITE TODAS AS SOBRAS para recortar figuras pequenas, fazer flores, olhos bocas, corações estrelinhas, etc... da pra utilizar em diversas coisas, fazer enchimentos substituindo a manta acrílica, pra fazer mosaicos .... guarde tbm para fazer apliques, e quem sabe seja mais uma fonte de renda. Nada no EVA é descartado.

** SEMPRE Q FOR FIXAR materiais diversos no EVA raspe um pouco o local com estilete para fikar poroso, assim facilitará a penetração da cola. Cole tecidos, galão, veludo, sintético, paetês, pedras, purpurina, pelúcias , enfim, tudo q sua imaginação desejar!!!

O sucesso de suas peças está na sua CRIATIVIDADE.
A surpresa vem, principalmente da habilidade e da capacidade de produzir peças belíssimas e divertidas. Personalize seus trabalhos com seu toque de leveza, harmonia e beleza! Inspire-se nestas dicas preciosas....

Volte sempre .... estaremos sempre renovando o topico e postando varias dicas e novidades sobre este maravilhoso material q amamos!!
Se voce ainda nao o ama com certeza amará ao primeiro contato!!



Dica de Andrea Deconart's:

1º CORTE - Ao cortar vire o e.v.a. e não a tesoura isso vai ajudar a sua peça a ficar perfeita, lembrando que deve utilizar o meio da tesoura e não a ponta, para não ficar picotes e deixar suas peças ainda mais perfeitas.

2º LIMPEZA - A acetona e alcool são os melhores produtos para retirar o excesso de adesivo de contato use sempre algodão e para as manchas pequenas o cotonete é o mais indicado.

4º PARA DESENHAR - utilize canetas permanentes aquelas que são usadas em CD/DVD elas não mancham e também não saem com água, também são indicadas as canetas para retroprojetor e esferográficas, mas elas mancham e borram facilmente, utilize a caneta permanente.

5º PINTAR O E.V.A. - Indico lápis de cor aquarelavel, e deixe a água em um algodão para não encharcar o trabalho, também pode ser usada tinta para tecido.


Dica de Rosypepper:

Material para começar a trabalhar com e.v.a:

-Lápis macio
-Tesoura grande
-Tesoura pequena com ponta fina(fundamental)
-Caneta permanente
-Cola quente
-Cola de contato(uso a Brascoplast)

Quanto a cola é a campeã de e-mails.
É a famosa cola de sapateiro.
Aqui não se ganha nada,por divulgar a marca, pelo contrário,então use a marca da cola que encontrar na sua cidade.Falo isso pq muitas pessoas perguntam qual a marca q eu uso.
Uso esta pq,foi a que encontrei qdo comecei a comprar.O importante é ser de contato.

Nunca pesquisei se existe outro marca dessa cola.
Me perguntam qual a diferença entre as duas, quente e contato.Vai da preferência de cada um.
Uso as duas,dependendo do acabamento.
Cada uma é diferente,quem tem alergia(tipo renite), não deve usar a de contato,que tem cheiro forte.

Tintas:

- tinta pva latêx
- tinta acrílica
- tinta relevo multidimensional
- lápis aquarelável para contornos e sombreados

A tinta relevo com ou sem glitter pode ser aplicada tanto nas bordas para o relevo,como em toda a peça com pincel.A Acrilex lançou a tinta relevo Acqua,que é a mesma dimensional Glitter só que mais barata,e em tons mais claros,dá um toque especial nas mais diversas peças de e.v.a.

Sombreado:

Para facilitar o sombreado, pode-se usar cotonete.Também pode-se fazer o sombreado usando a técnica da pintura em madeira,com pincel chanfrado.

Verniz:

Quanto a verniz,já utilizei verniz acrílico,para peças que ficam no tempo como guirlandas para porta.

Decoupage no e.v.a:

O e.v.a aceita papel pra decoupage,quardanapo,etc...
Uso a cola para decoupage acrilex da tampa laranja, para papel,e a gel para guardanapo.Mas já vi
postagens que falam pra usar a cola branca de rótulo azul.Deve-se passar só o essencial de cola,
porque se for usada,imagem para decoupage,impressa por impressora colorida e papel normal A4,muita cola, passa para cima e mancha o papel.

Decoupage em geral:

Então vamos as dúvidas quanto a impressão de imagens.O tema é meio polêmico,então vou relatar como eu façoImprimo a imagem no papel comum A4,numa impressoraHP hotosmart,jato de tinta.
Deixo secar bem.Já aconteceu,de ter que fazer um presente de última hora,e usar a imagem, rescém saída da impressora.Quando você passa a cola por cima,borra.O que não acontece,quando a imagem está bem seca.O procedimento é o mesmo para os papéis e guardanapos,comprados prontos,cola por baixo e cola por cima da imagem. Depois é só passar verniz acrílico por cima.
Vou fazer uns testes,quanto a imprimir imagens em papel próprio para fotos.
Cola,verniz

Dica de Karina Henriques:

1-LIMPEZA: Eu uso acetona e cotonete para limpeza da cola de contato.
Para limpar o E.V.A. sujo de poeira eu utilizo detergente e bucha scott brite, lavo e coloco para secar na sombra.

2- E.V.A. ESTAMPADO: Utilizo a técnica ensinada pela Ana Paula, de colar o tecido no E.V.A. com cola branca e esperar secar por 1 dia. Assim tenho E.V.A´s estampados de diversos tipos, além dos que o mercado nos oferece.

3- APLIQUES: Utilizo as forminhas para biscoito em várias formas, mas antes as aqueço no fogo do isqueiro e em seguida pressiono contra o E.V.A.

4- ENCHIMENTO: Utilize os restos do E.V.A., ou Acrilon.

5- CORTE EM CÍRCULO: Utilize latas de extrato de tomate, leite condensado, mas antes dê uma afiada nas bordas.


Dica de Vaca Festeira:

1- Para desenhar moldes na EVA preta uso caneta brilhosa prata.

2- Quando não tiver furador de EVA, use o ferro de solda.

3- Para fazer sombreados uso maquiagens e cotonete.

4- Para retirar as imperfeições do corte, pode-se utilizar uma lixa, passando nas pontas sempre com cuidado. Bjos.


Dica de Amalia EVA:

1º Nunca desamine ao ver seus primeiros cortes....

2ºO segredo do corte É Vc treinar e sempre virar o e.V.A e nao a tesoura ....

3ºSempre q for montar uma peÇA sempre cole em cima de outro e.V.A pra q nao vejem a montagem e outra o trabalho fica mais caprichado........

4ºDar pra usar pirografo no e.V.A ele da um efeito relevo....Eu uso ele pra fazer milho(Imà De geladeira)

Da pra usar tambem nas folhas das flores......Fica lindo.......

5º Porta retrato o melhor e fazer com e.V.A mais grosso para q fique uma peÇA firme....


Dica de Lucy@@@:

1ºEu uso um palito para transferir o molde para o e.V.A assim Ñ Fica marca de caneta,mais cuidado Ñ Pode apertar o palito se Ñ Danifica o e.V.A.

2ºFaÇA a boquinha com aqueles cortador de biscuit redondos,molha na tinta e aperta no rostinho,fica redondinha a boca.

3ºPara eu fazer e.V.A estampado, faÇO assim, passo cola no pedaÇO de e.V.A do tamanho que quero e e colo pano estampado encima cuido para Ñ Ficar enrugado e deixo secar,podendo usar onde eu quiser.Assim tenho estampa que ninguÉM tem.


Dica de Monie Souza:

* dá pra utilizar lixa de unha ou lixa d´água pra retirar as rebarbas e imperfeições na peça .

*é preferivel armazenar as placas de EVA sempre abertas , para que não fikem marcadas.

*nunca se esqueça de quando utilizar o lápis pra transferir o molde , manter o lado riscado pra trás.


Dica de Clema Artesanato:

1º Para pintar se vc usa tinta PVA , depois de 24h passe verniz ou celador assim dara para lavar a peça , pois a tinta pva é a base de agua ...

2º Para fechar as peças de enchimento sempre passe a cola com um axilio de um palito ou oincel sem ponta .. pois dai a peça ficara com um acabamento .. se não as vezes pode acontecer uns acidentes e quando vc terminar de enxer uma parte ficar muitooo grossa toranando a peça feia ..

3º para vc fazer cabeças de magrelas , ou envolver algo com e.v.a sempreee pegue um pedaço maior .. e passe sempre da linha que vc vai cortar , assim não ficara rugas , no e.v.a ...

4º ao esquentar o e.v.a para modelar o jeito mais rapido é com o ferro , dáh até para fazer os cabelos encaracolados... pode passar o ferro no e.v.a sem o auxilio de pano .. assim quando o e.v.a soltar do ferro quer dizer que esta no ponto ... e pra trabalhos menores ou se vc n quer gastar tanto .. use áh VELA .. só não encoste na chama (:

5º se vc for cortar peças muitoooooooo pequenasssssssss use o auxilio de uma pinça para segurar a peça.. ficara mais façil ( claro se vc n tiver um cortador )


Dica de arte com festa:

1- Para fazer florzinhas fofas e com relevo, eu corto o eva na forma de tulipa, por exemplo, com o ferro de passar virado com a chapa pra cima eu coloco as florzinhas cortadas e espero até o calor fazer com que elas fiquem "gordinhas". Serve também para fazer fone de ouvido, balao, bolsinha, laço, botao,etc....e depois a peça fica durinha, facil de trabalhar..

2- Para cortar o eva na forma redonda eu uso o compasso, que tem uma ponta de metal bem fininha, ele deixa a marca profunda e na hora de cortar a tesoura corre com mais segurança.

3- Quando uso a cola glitter , para deixar o relevo em linhas ou bolinhas, aplico a cola em quantidade para fazer o relevo e uso o secador bem quente para formar uma "casquinha" por fora, assim, quando secar completamente os detalhes que voce fez ficam como na hora em voce usou a cola.

4- Para cortar o eva em linha reta, uso o estilete com régua, sai perfeito. COloque sempre uma base solida por baixo para dar firmeza na hora do corte.

5- Para fazer alguns tipos de penteados nas fofuchas, depois de colar o eva pele do rostinho, cole os fios de cabelo na parte que ficou o isopor em direçao do eva pele(rosto) depois cole o eva da parte de tras da cabeça, assim voce nao vai precisar fazer a faixa entre as duas cores e fica bem legal. Vale também para franjinhas!


Dica de Rob_berta:

o que fazer com os retalhos do E.V.A????

Pois, o E.V.A é um material que demora muito pra se decompor na natureza...por isso, qdo sobra tiras ou retalhos dos E.V.AS, eu corto em quadradinhos ou retângulos e faço mosaicos de E.V.A, fica um trabalho bonito e vc. aproveita todo material....evitando assim poluir o meio - ambiente.

Dá pra fazer chaveiros, colagem em caixas, bloquinhos...enfim o que sua imaginção quiser fazer!!!!


Dica de Brunin multiartes:

1º Para Colar o EVA eu uso cola de Eva(Cola de contato), cola instantânea e cola quente, mas dependendo do acabamento, cada tipo de acabamento uso um tipo diferente!!Para acabamento mais delicados uso a cola instantânea, já para acabamento que não necessitam de tanto acabamento uso a cola quente e a cola de contato uso quando não tem tanta urgência!!!!

``Desafio: DÊ A DICA´´ no grupo ``Fantástico mundo do EVA´´ Dica 1 por Brunin Multiarte´s


2º Para pintar ou fazer detalhes uso a tinta acrílica ou lápis aquarelavel!!! Um truque: quando não achar EVA estampado em sua cidade ou não tem jeito de ir comprar, faça vc mesmo o seu EVA estampado com o lápis aquarelavel, o melhor eh que com o lápis aquarelavel vc pode fazer qualquer estampa desde flores ate borboletas!!!!

``Desafio: DÊ A DICA´´ no grupo ``Fantástico mundo do EVA´´ Dica 2 por Brunin Multiarte´s


3º Quando estiver sem enchimento para fazer peças que necessitam Disso, faça você mesmo o enchimento com o retalhos de EVA!!! Basta vc cortar o EVA em pedacinhos pequenininhos e rechear o seu trabalho!!!!

``Desafio: DÊ A DICA´´ no grupo ``Fantástico mundo do EVA´´ Dica 3 por Brunin Multiarte´s


4º Para recortar o EVA mexa o EVA e não a tesoura!!!!Use tesouras de diversos tamanhos e tipos!!Para peças pequenas use tesouras pequenas,para peças grandes use tesouras grandes e para acabamento como ondulado e zig-zag use tesouras próprias!!!seu trabalho ficara bem mais acabado e bonito!!

``Desafio: DÊ A DICA´´ no grupo ``Fantástico mundo do EVA´´ Dica 4 por Brunin Multiarte´s


5º Quando for criar alguma peça sempre desenhe antes no papel ela já pronta porque assim dah pra se ter uma idéia de como vai ficar o seu trabalho!!!ah e fica mais fácil de desenhar os moldes!!! Para passar o molde no EVA use o lápis bem de levinho ou use um palito também só pressionando de leve!!!!!!


Dica de Floram artes:

*Eu também estampo o e v a com carimbos, faço os carimbos, de flores, estrelas, bolinhas, bichinhos, colo eles na tinta pva e vou carimbamdo, espero secar e depois passo o veniz para proteger e a tinta não soltar, que pode ser o fosco, com brilho ou até mesmo o vitral que deixa a peça mais bonita.

*e se vc quer o eva com brilho é so passar a cola gliter no pedaço que for usar e esperar secar .vc também pode usar a técnica do esponjado, corta um pedaço de esponja, coloca na tinta , tira o excesso e vai dando batidinha no e v a.

*vc também pode usar a técnica com um pedaço de plástico, passa na tinta trira o excesso e vai dando batidinhas no e v a ,espera secar e passa o veniz para proteger e a tinta não soltar.


Dica de Jú artes em Eva:

1. Uso a cola Tek Bond, pois seca rápido.

2. Para fazer o e.v.a estampado com tecido: Uso a cola branca Cascorez Extra (rótulo AZUL), 3 medidas de cola para 1 de água, pois ela dilui melhor e fica mais fácil para espalhar no e.v.a.
Passe a cola no e.v.a , cole o tecido , e ainda úmido, coloque um plástico em cima do tecido, e com um pano macio pressione levemente para tirar rugas e bolhas.

3. Como a amiga ali lembrou do meio ambiente, também tenho uma dica: Quando sobra os retalhos de e.v.a eu guardo tudo, e quando tenho uma quantidade maior, corto em pequenos pedaços e coloco naquelas embalagens plásticas com zíper( geralmente aquelas que vêm em enxovais, almofadas, jogo de cama, etc...) faço um acabamento por fora com o tema que eu quero e fica uma bela almofada. Rsrs obs: eu não tenho nenhuma em casa porque minhas amigas gostaram e acabaram levando =( rsrs

4. A boca: para não me perder na boquinha, eu fiz um molde numa cartolina baseado numa tampinha de tinta , passei para a cartolina e fiz um corte de um V em um lado, Centralizo o Narizinho no ' V ' e risco levemente com um palito a boquinha, depois uso a caneta permanente.
Os olhos: eu uso o pinta bolinhas ou a bundinha de um pincel fino, para fazer o brilho dos olhos.

5. Sapatos de Magrelas: precisamos deixá-los pesados para ficar em pé. Não uso estilete, pois faz bagunça rsrs. uso uma colher de sopa velha com cabo de madeira, aqueço na chama do fogão, e vou girando na bola já cortada, mas cuido para não passar para o outro lado. Depois só coloco a argila e faço o sapato. Eu acho melhor, pois é mais rápido , e não faz tanta bagunça. Mas tem um cheirinho ruim rsrsrs (meninas cuidem para não queimar as mãos )


Dica de Lu amo arte:

1 - nunca guardo o seu e.v.a dobrado ou enrolado isso com o tempo , pode danificar a peça , eu mesmo ja passei por isso !!

2 - Para limpar o e.v.a uso sabão , um pano úmido ou uma espuma bem macia , para dai estragar .

3 -Para cortar Utilize o estilete e régua ou molde como guia. Para pequenos pedaços e lados curvos utilize uma tesoura comum ou com curva. Ao cortar com estilete deve-se passá-lo com firmeza. Por baixo do EVA deve-se colocar outro objeto duro para não estragar a mesa.
qualquer erro de corte aparece muito,por isso vc deve ser bastante cuidadosa (o) ao cortar.

4- Para acertar alguma imperfeição nos cortes utilize um pedaço de lixa a de unha mesmo, passando-a somente na quina com muito cuidado.

5- Para fazer as maças do rosto usa-se o blash de maquiagem mesmo.

6 - para ter sempre os moldes use cartolina , papel cartão ou um papel mas firme recorte todos os molde escreva que parte que é , e depois coloque junto com a peça original imprimida em uma papel sulfite , isso ajuda a organizar e ter sempre em maos as ideias .

7 - A dica especial que eu deixo é que o E.V.A , ele vicia , isso mesmo .. quanto mais vc faz , mas ideia e amor vc tem para criar mais peças .


Bem é isso por enquanto espero que aproveitem as dicas e façam trabalhos lindos e perfeitos...

Beijinhos e até a Próxima.



Obs: Esse poster foi achado Aqui

3 comentários:

  1. Hola amiga!! gracias por la invitación. Tu blog me encanto y en especial este post. Yo no hablo portugues pero entiendo bastante lo que compartiste. Ya te sigo desde Argentina, y aprovecho para invitarte a q me visites también. Beso enorme!!

    ResponderExcluir
  2. Olá amei seu blog já estou te seguindo como posso ganhar um selinho do seu blog eu tenho um ele ainda é bem simples tem apenas 2 meses vc pode me seguir tbem bjks VC está de parabens MEU BLOG originale-artesanato.blogspot.com.br email originaleartesanato@gmail.com Pra mim vai ser muito importante sua opinião e a sua visita.FIQUE COM DEUS.

    ResponderExcluir

Que tal um recadinho Fofo!!!!!